¡AFROLATINAS! 7 artistas negras latinas que você deve conhecer!

Este post foi escrito em colaboração com Hanna Torres, do Studio @hannatorres.


Sabe aquele papo de espaço na mídia e representatividade? Então, eles importam, sim! Essa lista é a prova de que existem artistas negras latinas (e muito além desta lista, claro) com trabalhos incríveis que você deveria conhecer.

Nathália Ferreira

nat Foto: Tumblr da artista

Ilustradora e grafiteira subversiva do nordeste do país, além de ser porreta nas artes visuais ainda é educadora de arte e chega junto em vários coletivos como Poder Feminino Crew-PFC e Coletivo Negro Afronte. Ela insere em seus trabalhos temas recorrentes no cotidiano de todo negro, combatendo o racismo e o machismo com sua arma mais poderosa: arte. Exalta nossa cultura com muito afinco, o candomblé é um de seus temas mais recorrentes.

» Conheça mais do trabalho da artista

lambelambe Intervenção Lambe-Lambe no FEME - Festival Mulheres no Graffiti, em Vitória/ES, onde foi uma das selecionadas, 2016.

graffitti Painel de Graffiti “Mulheres Além dos Muros” de 15 metros realizado na Exposição “TRAMAÇÕES: cultura visual, gênero e sexualidades”, que aconteceu na Galeria Capibaribe Cac - UFPE, 2016.
Foto: Priscila Ferreira

Rafaela Cavalcante

rafa Foto: instagram da artista

Rafa é ilustradora e tatuadora de São Gonçalo (RJ), estuda gravura na EBA/UFRJ mas mostra a que veio, tomando espaços antes exclusivamente masculinos com seus estilos principais sendo o blackwork e o oldschool.

» Conferir mais do trabalho da artista

tatoo Foto: instagram da artista

tatoo Foto: instagram da artista

Valquíria Domingos

val Foto: perfil da artista

Valquíria é arte-educadora e ilustradora de Volta Redonda/RJ. Costuma retratar mulheres negras por necessidade de se ver representada. Um de seus estilos principais – são vários, ela é multi mesmo – é a aquarela.

» Confira mais do trabalho da artista

foto1 Foto: perfil da artista

foto2 Trilogia das emoções - Exposição Afrodite 2015 / Foto: perfil da artista

Nilanka “Penaforte”

nega Foto: perfil da artista

Nilanka é designer paulista e trabalha com diversos personagens autorais focando bastante em personagens femininas. Costuma transitar entre os estilos, mas ultimamente tem se aprofundado no brush pen e aquarela.

» Confira mais do trabalho da artista

foto1 Foto: Behance

foto2 Foto: Behance

Valquiria Pires “Xilopretura”

val (Foto: perfil da artista)

Valquiria é estilista e artista plástica de Nova Iguaçu/RJ, costuma tirar suas inspirações do cotidiano, transita entre as galerias e passarelas facilmente, com sua arte muito abrangente. Trabalha com xilogravuras que trazem muito do cordel e da cultura afro.

» Confira mais do trabalho da artista

xilo Foto: página da artista

xilo1 Foto: página da artista

Anegadoleite

nega Foto: perfil da artista

Érika é de SP, formada em moda e artes, trabalha como designer e grafiteira. Transita entre muitos estilos de ilustração, mas seu foco é sempre a mulher negra, buscando valorizar a estética como forma de empoderamento.

» Confira mais do trabalho da artista

foto1 Foto: página da artista

foto2 Foto: página da artista

Badu

badu Foto: página da artista

Badu é artista plástica e grafiteira da zona oeste de SP, atua principalmente no estilo “persona” como ela mesma gosta de definir, mas também se arrisca em outras áreas de atuações.

» Conheça mais do trabalho da artista

badu1 Foto: página da artista

badu2 Foto: página da artista

Hanna Torres

hanna

A autora deste post é designer/tatuadora/artista plástica do Rio de Janeiro. Protetora dos animais, ama brechós desde criança, não pode ver um queijo que quer comer. Meio dispersa na vida, mas até que é legal se parar pra conversar. Feminista.

» Conheça o Studio da artista


A imagem que ilustra o post é de autoria do Studio @verdadesejadita.

Não perca nossas promos

Receba conteúdo exclusivo e saiba das novidades antes!