arte_e_design.gif (um guia super animado)

Se você não mora embaixo de uma pedra já sabe que os gifs estão dominando nossas vidas. Em emails, no Whatsapp, nas redes... nas menores interações virtuais. A verdade é que no frame a frame a gente conta toda uma história e que quanto mais artística ela for, mais a gente vicia nesse meio.

Alguns designers e ilustradores adoram transformar seus trabalhos nestas verdadeiras obras de arte eletrônicas e ainda há os que usem o recurso pra ajudar na didática. Vamos a eles!

Henrique Lima

Mstr Fng é o projeto do ilustrador e designer brazuca. Suas animações são completamente hipinotizantes (e não tem como não amar o neon todo). Só não vamos chamar de genial porque é mais que isso :)

Henrique Lima Henrique Lima

Amélie Tourangeau

A artista canadense fundadora do estúdio de motion graphics Conifère já recebeu diversos prêmios e em seus gifs minimalistas, ela brinca também com a animação das texturas.
Amélie T Amelie T

Iosonof

Dupla exposição em forma de gif. Sinceramente, era tudo que você queria ver hoje. Tem mais no Tumblr.

Iosonof

Guillaume Kurkdjian

No portfolio não faltam nomes de peso: de IBM a Cartoon Network, #todosama o artista francês e sua estética isométrica em tons pastéis. Sem contar a pitadinha de humor negro.

Guillaume Kurkdjian Guillaume Kurkdjian

Julian Glander

O animador 3D e ilustrador americano já trabalhou com grandes marcas como MTV e WIRED. Mostra pra gente, Julian:
Julian Glander Julian Glander

Matthew Divito

Vamos pro lado psicodélico da gif-art com Mr Div. Seu trabalho futurista mistura geométrico com orgânico e transporta a gente pra outras dimensões:

Mr Div Mr Div

Ori Toor

Loopism é quase indescritível. Daquelas coisas que é preciso apenas absorver, sem definir. O artista israelense diz que só consegue criar sem referências, partindo do canvas em branco. Dá no que dá:

Ori Toor Ori Toor

Brian W

Motion designer no Twitter, tem um estilo super fluido de animação que funciona super bem em design de interface/produto. Ele tem muita coisa legal no Dribble. Certamente você passou pelas reactions de Halloween do Facebook:
Brian W

INSA

Das ruas pros pixels em forma de GIF-ITI, como o artista britânico chama seu projeto de intervenção gif-cidades. E dá trabalho: cada frame é uma foto da instalação real de street art. Pode aplaudir!

INSA INSA

E você?

Já tem ideias maravilhosas e quer começar a giffar também? Não tem erro.

Onde encontrar inspiração:

Onde aprender mais: