#artvsartist: tudo sobre o desafio artístico que tomou as redes

O artista no centro de sua criação.

Este é lema por tras da hashtag #artvsartist (arte contra artistas), a mistura de meme e desafio que tomou as redes sociais.

O que é o #artvsartist?

A primeira aparição da hashtag foi em 2016, quando a usuária do Twitter @LaLadybugTV criou tendência ao postar seus mangás em volta de sua selfie, compondo a primeira das imagens em grid já tão conhecidas por nós:

Art vs Artist:

E você sabe como a Internet funciona: a tag rapidamente virou moda no Tumblr e no Youtube até chegar ao Instagram – no ápice da sua popularidade. Em abril de 2018, o movimento ganhou enfim uma super exposição ao ser selecionado pros Momentos do Twitter.

Uma das explicações pra explosão da tag é que os artistas, que normalmente trabalham sozinhos e acabam mais isolados, adoraram a oportunidade de mostrar para seus seguidores o rosto por trás do traço e ocupar seu lugar de direito no holofote das redes.

E, ao contrário de outros movimentos artísticos como o #inktober, #artvsartists é "redação de tema livre", não tem época do ano específica para acontecer e qualquer criador pode participar – de quadrinistas a fotógrafos.

Mas como funciona – e como fazer?

Pra mostrar como arte e artista se misturam, quase se confundem, acompanham a hashtag #artvsartist uma montagem em que o artista – em selfie – fica rodeado por oito criações de sua assinatura. A imagem é uma amostra da personalidade e consistência do trabalho de cada criativo - além de uma brincadeira pra lá de produtiva.

Para ver alguns exemplos, você pode usar as buscas das redes sociais:

E alguns Studios da Colab55 já encararam o desafio também! Olha só:

A post shared by Diana Pedott (@dianapedott) on

A post shared by Tobe Fonseca (@tobsfonseca) on

Participe e venda sua arte

Se você é designer, desenhista, ilustrador ou fotógrafo e ainda não tem um Studio na Colab55, está perdendo a comunidade mais criativa da Internet! Vem com a gente divulgar o seu trabalho artístico e ganhar dinheiro com suas criações:

Participe da Colab55 »


Publicado originalmente em 19/06/2016
Atualizado em 29/05/2018