Bauhaus: 100 anos da escola que reinventou o futuro

Parabéns, Bauhaus! A pioneiríssima escola de design no mundo comemora seu centenário em 2019. A celebração inclui uma extensa agenda de eventos e a inauguração de dois museus na Alemanha. o/

Fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, a escola alemã de design, arquitetura e artes plásticas foi fechada 14 anos depois, com a ascensão do Nazismo. Figuras como o arquiteto Ludwig Mies van der Rohe (menos é mais) e os pintores Paul Klee e Johannes Itten deram aulas por lá.

Quem planeja visitar a Alemanha poderá incluir uma visitinha ao recém-inaugurado Museu Bauhaus, em Weimar, no roteiro de viagem. O prédio demorou três anos para ficar pronto e agora exibe mais de 13 mil objetos e documentos da escola vanguardista.

A instituição pretende reforçar que Bauhaus não é um estilo, ou um método - mas sim o começo de uma mudança profunda na sociedade e na forma de fazer arte, integrando design no sistema produtivo.

A escola alemã uniu estética clean à utilidade, ensinando que tudo devia ser desenvolvido com um propósito. Basicamente, as ideias difundidas na Bauhaus influenciam o que consideramos hoje um bom design.

Uma pausa para o teaser do museu, que é de arrepiar:

Também parte das comemorações do centenário, o Museu Bauhaus em Dessau vai abrir as portas no dia 8 de setembro. Reunindo cerca de 40 mil peças, a fundação pretende preservar a memória da escola alemã e investigar a relevância do legado da Bauhaus no mundo contemporâneo.

© Reprodução | Bauhaus Museum Dessau

Para assistir

Quer saber mais sobre a Bauhaus sem sair da frente do computador? A diretora Lydia Ranke viajou por diversos países com sua equipe de filmagem para compreender a influência da escola alemã na atualidade. O resultado deste trabalho incrível é a série documental bauhausWORLD, que está disponível na íntegra do Youtube. É imperdível!

Episódio 1 - The Code

Episódio 2 - The Effect

Episódio 3 - The Utopia