Bloqueio criativo? Artistas dão dicas para sair da página em branco

O bloqueio criativo é um irritante fantasma para quem trabalha com arte. A folha (ainda) em branco, o relógio que insiste em correr mais rápido, e nada da inspiração dar um alô.

Perguntamos aos criativos do nosso hub o que eles fazem quando falta inspiração. Descobrimos que explorar plataformas como o Behance, dar uma voltinha na rua e tomar uma boa xícara de café pode ajudar a circular as ideias.

Quer saber o que mais os artistas nos contaram?

@letristar


"Busco inspiração em outras formas de expressão criativa: audiovisual, dança, música - principalmente. Qualquer coisa que traga outros insights que podem ser aplicados à arte desenhada/gráfica."

@dunianalu


"Dou uma olhada em referências nos meus livros, pinterest e instagram. Então saio para tomar um café com uma amiga, correr ou academia para tirar o foco da criação. É aí então que as ideias surgem... geralmente quando estou fazendo outra atividade que não tenha a ver com desenhar."

@tiopaulo


"Eu tenho um google docs em que anoto minhas ideias, sempre que tenho algum tipo de bloqueio, resgato alguma coisa de lá. Música ajuda muito também, para concentrar."

@blanchatre


"Acho que a leitura ajuda bastante a superar um bloqueio criativo. Pode ser livros sobre criatividade como 'Pense como um artista', 'O segredo dos grandes artistas' ou ler qualquer tipo de livro na verdade. Ficção e não ficção, quadrinhos... Algumas vezes até o design da capa de um livro pode trazer uma inspiração."

@juulieffe


"Sempre que eu tenho algum tipo de bloqueio criativo eu vou pra rua. Saio um pouco do ambiente comum e vou respirar novos ares."

@umflamingo


"Uma ida ao cinema ou revisitar minha lista de filmes favoritos sempre desperta a vontade de criar, é infalível!"

@thaismelo


"Eu tomo uma boa xícara de café e procuro ter paciência. Eu aprendi a apreciar esses momentos. Nesses dias eu reorganizo desenhos antigos, arrumo a minha mesa e organizo arquivos no computador. Organizar as coisas a minha volta, me ajuda a não ficar chateada por estar sem inspiração"

@beckoche

"Uma coisa que eu faço é apenas brincar com meus materiais, principalmente aquarela, ao invés de me preocupar em criar uma arte final. Assim a frustração da folha em branco também passa e eu relaxo apenas explorando meus materiais".