Como divulgar seu trabalho criativo nas redes sociais

Que é crucial para todo artista independente construir sua marca pessoal e conquistar um público cativo, todos sabemos. Mas daí a alcançar este objetivo - com todas as inúmeras possibilidades das Interwebs - é outra conversa. Uma que nem sempre sabemos começar :)

Por isso, batemos um papo com duas profissionais especialistas em mídias sociais e plataformas digitais sobre estratégias e ferramentas para criativos darem aquele boost na confiança e mergulharem de cabeça na divulgação online. Vem com a gente aproveitar essas dicas de ouro!

Conheça as especialistas

Vanessa Mello e Mari Pelegrini: especialistas em social media/redes sociais

Vanessa Mello começou a produzir textos e fotografias em 2010, quando foi colaboradora no blog das marcas cariocas Maria Filó e FARM. Já trabalhou como analista de social media em agência de publicidade e atualmente cria conteúdo e faz curadoria para nosso hub! Para conhecer mais, visite seu Instagram e o incrível blog de lifestyle Cambaleando.

Mari Pelegrini é jornalista e há seis anos trabalha com mídias sociais. Foi responsável pela criação das redes da UERJ e repórter de mídias sociais do Jornal O Globo. Atualmente, coordena a mesma área na agência Fullpack. Como boa entusiasta das redes, está no Insta, no Facebook, no Linkedin...

Meninas, vamos começar: que presença digital um artista precisa ter?

A post shared by galaxy eyes (@galaxyeyesart) on

A post shared by Tobe Fonseca (@tobsfonseca) on

... apesar do Instagram ter um número de usuários menor do que o Facebook, é campeão quando se busca seguidores fiéis.

Vanessa: Acho que Instagram ganhou muita força na divulgação de novos artistas. E o Facebook ficou um pouco pra trás. Mesmo assim, ainda acho importante ter uma página no Facebook para que outras páginas e pessoas possam marcar você. Também é interessante se você criar eventos por lá!

Mas no geral, acho que o Instagram gera muito mais engajamento do que o Facebook. A interação é mais dinâmica, mais rápida, mais atraente através de fotos, vídeos, stories… E já há estudos que dizem que apesar do Instagram ter um número de usuários menor do que o Facebook, é campeão quando se busca seguidores fiéis.

Mari: As redes sociais possuem diferentes funcionalidades. Umas dialogam com o público por meio de vídeos, outras por meio de imagens, álbuns, coleções, interesses, fóruns, textos, postagens, lives, conexões profissionais... Enfim, um mundo de recursos e usos!

Eu acredito que, mesmo com as diferenças entre as redes, o artista é livre para transitar em todas. É primordial estar presente nas redes sociais mais conhecidas e com mais usuários: Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e Youtube por exemplo.

Existem também as redes sociais que são mais voltadas para o trabalho artístico como o Pinterest, FFFFound!, DevianArt e Dribbble, onde o artista pode encontrar um espaço para dialogar com um público mais específico.

É só compreender os melhores recursos de cada uma e utilizá-los para a divulgação do seu trabalho.



E qual a melhor estratégia pro marketing pessoal nas redes?

O que vem atraindo categoricamente os usuários para as diferentes plataformas sociais é a possibilidade de interação.

Malena Flores, Luiza Alcantara e Arthur Presser trabalham seu conteúdo

Processos criativos de Malena Flores, Luiza Alcântara e Koning.



Vanessa: Separei 5 dicas:

1 - Se achar necessário, crie uma conta especialmente para postar seus trabalhos! Alguém pode começar a te seguir por admirar o seu trabalho, mas isso não significa que a pessoa está interessada em ver suas fotos de família. Separe seu perfil pessoal do perfil do seu trabalho.

2 - Tire fotos bacanas! Seu feed do Instagram e suas fotos podem servir como “vitrine” do seu trabalho. É por ali que marcas e admiradores vão chegar até você. Capriche!

3 - Seja ativo nas redes sociais. Somos bombardeados de fotos e vídeos o dia inteiro. Se você não postar com uma certa frequência, pode ser que fique esquecido entre tantos usuários que postam diariamente.

4 - Vamos adorar ver seu processo criativo. Como é o making of das suas artes? Com o stories do Instagram fica mais fácil mostrar o seu processo de criação para seus seguidores. Certeza que eles vão adorar acompanhar!

5 - Poste sempre as novidades. Vai participar de algum evento, tem algum produto lançando na Colab55? Divulgue! E mantenha seus seguidores sempre desejando suas artes!

Mari: Interaja com seu público. O que vem atraindo categoricamente os usuários para as diferentes plataformas sociais é a possibilidade de interação. Faça com que suas redes sociais sejam um espaço livre para que seus stakeholders, lovers, fãs conversem com você. O grande diferencial entre as marcas e as empresas que aderem às redes sociais está na forma e no espaço dado para a conversa com seus clientes e consumidores. Criar um conteúdo interessante e viral é essencial, mas ele precisa estar atrelado ao diálogo com o público que será atingido.

Olhando pro outro lado... como *não* se comportar nas redes?

O que evitar nas redes

Não faça tudo por likes. Quanto mais orgânico e verdadeiro você for nas redes, mais bacana vai ser.

Vanessa: Acho que artistas que possuem uma conta para divulgação de trabalho devem evitar expôr muito sua vida pessoal e tratar de assuntos muito polêmicos. Também acho que se deve evitar o excesso de reclamações e nunca postar conteúdo que não é seu sem dar os devidos créditos. Postou alguma arte que amou mas não é sua? Dê o crédito, marque a conta do artista... Faça o que gostaria que fizesse com o seu trabalho. Outra dica é: não faça tudo por likes. Não compre seguidores e nem use bot! Quanto mais orgânico e verdadeiro você for nas redes, mais bacana vai ser, certeza.

Mari: O pré-requisito essencial para o uso de qualquer rede social é o bom senso. Pense sempre que o seu perfil é uma vitrine para o seu trabalho. Discussões desnecessárias, floodar a timeline das pessoas com conteúdo desinteressante, ou não postar conteúdo algum são algumas das situações que frequentemente fazem com que os perfis percam engajamento de fãs e seguidores.

Adoramos o bate-papo! Querem deixar alguma dica final?

Os grupos no Facebook são ótimas maneiras de se manter informado sobre o meio, como os Entusiastas da social media, por exemplo.

Vanessa: Inspire-se nas redes sociais e sites de outros artistas. Pesquise muitas referências e crie um conteúdo original. Vai viajar mas não quer deixar de postar no Insta? Minha dica de ouro é a ferramenta Instamizer. Com ele você consegue agendar todos os posts pelo desktop. Uma maravilha :D

Mari: Para uso no Instagram, eu também recomendo o Instamizer. Além de agendar posts, permite que você acompanhe o crescimento do seu perfil e auxilia no monitoramento. Os grupos no Facebook também são ótimas maneiras de se manter informado sobre o meio, como os Entusiastas da social media, por exemplo.