Good Vibes Only: use e abuse do Feng Shui na decoração

Quer trazer energia boa pra dentro de casa?

Tem ideia do quanto uma baguncinha, aparentemente inocente, pode interferir na produtividade?

Conversamos com Patricia Bonadia, arquiteta e especialista em Feng Shui, para entender como a decoração – e organização – de casa pode dar uma reviravolta na qualidade de vida.

A arquiteta morou e estudou em países do Oriente e, de lá, trouxe na mala conhecimento prático sobre a técnica que tem poder de mudar nossa rotina. Patricia compartilhou com a gente dicas que valem ouro ou, ainda melhor, trazem good vibes only.

Vamos começar do básico: como funciona o Feng Shui?

Feng Shui é uma técnica de harmonização oriental, que tem como intuito organizar a energia vital (o chi) que flui na nossa casa e vida.

O Feng Shui pode ser utilizado na ambientação, de modo a tirar o melhor proveito de cada ambiente e ação que executamos dentro dela, como por exemplo: se alimentar, relaxar, interagir com amigos, estudar, entre muitas outras coisas. Feng significa vento em chinês e Shui, a água.

Dessa forma, entendemos que o vento flui o chi e a água o dissipa.

Como o Feng Shui está relacionado com a qualidade de vida e saúde?

Uma casa com uma energia que não flui pode trazer perdas na qualidade de vida das pessoas que moram nela.

Uma cama mal posicionada pode ocasionar uma noite mal dormida, uma mesa de refeição mal localizada pode causar desconforto e perda de apetite, um escritório numa posição ruim pode causar falta de concentração nos estudos ou trabalho.

São coisas que sentimos, somos sensíveis a posições onde nos sentimos vulneráveis, mas aprendemos a colocar de lado essas sensações por causa da configuração da cidade moderna, onde não temos muitas opções de espaço.

E é importante ressaltar que o Feng Shui também depende do indivíduo que interage com o ambiente. Cada pessoa tem uma energia, uma posição que prefere sentar a mesa, dormir na cama, relaxar no sofá. O Feng Shui se propõe a entender essa natureza humana e harmonizar a casa para que esses indivíduos consigam tirar o melhor de cada ação realizada nesse lar.

O que é fundamental para a decor trazer boas energias?

Um ambiente organizado é a principal forma de manter energia renovada. Passagem livre de circulação, com energia fluida também são fundamentais. As cores e texturas aplicadas em cada setor da casa deve também ser estudada para que a energia chi flua dentro dessa casa, harmoniosamente.

Qual a pior coisa que se pode fazer na decoração em termos "energéticos"?

Uma vez que a organização é a chave de um ambiente energizado, a bagunça é seu oposto. Espaços bagunçados, escuros demais, cheio de empecilhos no caminho, abalam as boas energias. Cores e materiais aplicados de forma errada também podem influenciar em uma energia confusa para a ação que devemos executar em cada cômodo. Uma boa iluminação também tem que ser considerada para que o ambiente esteja equilibrado, assim como o yin e yang.

Qual a relação entre Feng Shui e cromoterapia? Alguma cor campeã de good vibes only?

Sei que o Feng Shui possui várias vertentes de ação, uma delas seria a acupuntura, então acredito que a cromoterapia também possa ser uma delas, uma vez que entendemos que a cor possui uma vibração específica e pode ter uma capacidade terapêutica.

O Feng Shui entende que cada material (metal, madeira, terra, fogo, água) emanam uma energia diferente e cada cor também interfere nesse ambiente. Toda cor tem sua função good vibe, dependendo de onde aplicada. Os queridinhos são os neutros e tons pastéis, que são suaves ao olhar e na percepção do ambiente.

Qual a maior demanda de quem procura consultoria em Feng Shui?

A principio, quem procura a consultoria em Feng Shui para sua casa ou escritório entende que as energias precisam fluir da melhor maneira possível naquele ambiente. Então elas esperam que com a consultoria, sua vida seja mais harmônica e próspera em todos os sentidos.

Algumas pessoas têm reclamações mais específicas como dificuldade de dormir, estresse demasiado, o filho que vai mal na escola. Aí conseguimos estudar cada indivíduo com problemas e solucionar cada ponto, buscando a melhor posição da cama no quarto ou invertendo a posição de dormir, buscando elementos para equilibrar o ambiente de lazer e fazer a pessoa relaxar, ambientar o estudo do filho em uma posição em que ele se sinta mais confortável e concentrado para a ação.

O Baguá tem oito setores: sucesso, relacionamento, criatividade, amigos e viagens, trabalho e carreira, autoconhecimento, família e saúde, prosperidade.

Dentro deles os mais procurados são o do trabalho e saúde. Relacionamento também é um tema recorrente nas aplicações de Feng Shui, mas de qualquer forma, sempre buscamos ativar todos os pontos na casa, focando naquele que os habitantes tenham mais dificuldade, claro.

Enquanto estive na China, estudando o Feng Shui e as aplicações, um colega comentou o quanto estava com dificuldades de relacionamento no trabalho. Então propus para essa Feng Shui da mesa de trabalho dele. Ativamos os pontos mais importantes, usando elementos decorativos discretos. Semanas depois essa pessoa declarou estar muito mais confiante no trabalho.

Acho importante ressaltar que para uma aplicação de Feng Shui a pessoa tem que estar disposta a entender como funcionam as energias e mentalizar o que quer alcançar.

Leigos em Feng Shui conseguem utilizar o Baguá na hora de pensar a decoração? Alguma dica fundamental?

Sim, leigos conseguem utilizar o Baguá para decorar sua casa mas, como disse anteriormente, o Feng Shui não se trata apenas da casa, mas da interação dela com os habitantes.

O equilíbrio sempre depende do ambiente e do ambientado.

Uma pessoa muito ativa, muito yang, que tem dificuldade de relaxar, precisa pensar em ter um ambiente mais yin, mais calmo, para ela e o ambiente se equilibrarem, por exemplo.

bagua

Fonte: Casa São Miguel

Algum segredo sobre como ativar as áreas do trabalho e criatividade?

Para ativar a área do trabalho, que no hemisfério sul trabalhamos no setor Sul, precisamos ativar os elementos Metal e Água e evitar Terra. Elementos de metal são representados pelas cores branca, prata, dourado e cinza, os elementos são redondos e ovais e o elemento água tem como cores o preto e o azul marinho e seu formato é o ondulado.

Podemos somar os dois elementos em objetos de decoração para a casa ou escritório, como essas peças da Colab55.

Já a Criatividade está no setor Oeste, onde devem predominar os elementos Metal e Terra, evitando o Fogo. O elemento metal, como vimos acima, são objetos com cores branco, prata, dourado e cinza e seu formato é o redondo e o oval.

O elemento Terra tem como referência objetos nas cores bege, amarela, creme, marrom, laranja, terracota, seu formato é o quadrado. Podemos somar esses dois elementos em objetos como esses:

Conseguimos dicas de Feng Shui para diferentes espaços?

Claro! Vamos lá:

Feng Shui na sala

Procure posicionar pelo menos um sofá em uma posição de controle do ambiente, onde você possa ver quem entra na sala e na casa. Dessa forma você ficará mais relaxado quando utilizar o sofá. Procure também utilizar texturas e cores de acordo com que a sala se propõe. Se for uma sala de TV, procure texturas confortáveis e macias, se for uma sala de estar mais formal, elementos como a seda serão mais adequados.

Feng Shui no quarto

Posicione sua cama de forma que você tenha a visão da porta de entrada, mas que a porta também não fique de frente diretamente a cama. É preciso estar na cama tranquilo, sem ser “surpreendido” por alguém que entre no quarto e isso gera um desconforto e deixa ativado seu sistema de alerta enquanto deveria estar focado em descansar.

Feng Shui no quarto de criança

Cuidado com a posição da cama da criança em paredes que contenham instalações hidráulicas ou excesso de fios e tomadas. Caso não tenha outra forma de dispor a cama ou berço, coloque uma cabeceira na cama para que ela fique o mais isolada possível do encanamento.

Coloque perto da cama da criança uma imagem que simbolize seu amor por ela: pode ser uma foto em família, um quadro de personagens demonstrando afeto ou um simples coração. Para que a criança se sinta amada, mesmo quando sozinha.

Feng Shui na sala de trabalho/escritório

Posicione-se na mesa de trabalho de forma a não ficar com as costas totalmente desprotegida. Procure estar com as costas para uma parede, um armário ou até mesmo um vaso de planta. A sensação de "desproteção" causa inquietação e desconcentra.

A melhor posição para os espelhos na casa é uma pergunta clássica, né?

Alguns praticantes do Feng Shui preferem evitar espelhos em diversos lugares e eu também. A maior preocupação que temos que ter em relação ao espelho é o que ele reflete. Se colocarmos um espelho na porta de entrada de casa, quando abrimos a porta, o que ele reflete? Se refletir um jardim, uma árvore, o céu, ótimo! Está bem posicionado.

Mas se ele refletir uma rua passando uma ambulância, um latão de lixo, uma guarita do guarda, entre tantas coisas nocivas, então ele não está em uma boa posição.

Os mestres chineses também não recomendam espelhos em frente a cama, de forma que você possa se ver deitado. Ver o reflexo de uma pessoa na hora de dormir ativa no seu cérebro um alerta intruso, impedindo você de relaxar.

Como foi a sua experiência na China e quais as diferenças essenciais da cultura chinesa quando se fala em construção/decoração?

Tive a oportunidade de morar por 6 anos na China e Taiwan, onde pude vivenciar muitas experiências no setor da construção e decoração.

Na China mainland o Feng Shui é tratado como superstição, uma vez que durante o regime comunista, toda forma de manifestação cultural foi banida e reprimida, mas alguns pontos culturais se mantém na estrutura de relacionamento deles.

Um exemplo é a posição em que o chefe se senta em uma reunião de negócios em um restaurante, por exemplo. O chefe irá se sentar de costas a parede, com uma boa visão a porta de entrada, com o seu assessor principal ao lado direito e o outro ao esquerdo.

Dessa forma, ele está reproduzindo o Feng Shui da escola da forma, onde atrás tem a montanha para proteção, a frente o rio fluido (representado pela entrada) e ao seu lado, as montanhas menores, o protegendo e apoiando. Essa vertente do Feng Shui é muito utilizada também na construção das cidades, onde o entorno garantirá que a cidade seja preservada em caso de ataques.

Já em Taiwan – que foi fundada exatamente com os refugiados do comunismo chinês – o Feng Shui faz parte do dia-a-dia de todos, principalmente na hora de construir ou decorar sua casa.

No escritório em que eu trabalhei, já fazíamos as plantas pensando nos itens principais do Feng Shui, dando atenção ainda a religião taoista budista da maioria dos habitantes, posicionando o altar na face oposta a porta de entrada.

Mas apesar de todo nosso esforço, cada cliente levava um mestre de Feng Shui de sua confiança para avaliar a planta e que, fatalmente, alterava muitas coisas, para adequar aos indivíduos que iriam habitar.

Na China, a decoração utiliza muitas cores fortes, muito dourado, vermelho, que eles acreditam representar a nobreza e a prosperidade. Os chineses gostam muito da ostentação na decoração, então é tudo com muito excesso e também qualidade (apesar da nossa descrença com a qualidade chinesa, eles prezam muito a qualidade quando o assunto é para eles).

Em Taiwan, por causa de uma forte influência japonesa, a decoração é minimalista, ainda com um apego no dourado, mas peças exclusivas e de alta qualidade fazem o gosto dos taiwaneses. Muita madeira e elementos naturais estão presentes na decoração das casas, aliados ao estudo de Feng Shui, na maioria das vezes.


patricia Patricia Bonadia é arquiteta, formada pela PUC-Campinas, morou na China, Dinamarca e Taiwan, viajou mundo afora e agora está de volta ao Brasil, onde mantém seu escritório de Arquitetura, Interiores e Feng Shui em Campinas, SP. Realiza trabalhos em São Paulo e na região de Campinas, onde em 2016 fez o Espaço Zen na mostra de decoração Campinas Decor, todo baseado em elementos de Feng Shui.


A imagem que ilustra o post é de autoria do Studio @doiska.