Pinceladas com@roh42

Quem cria e assina o Studio @roh42 é Richard Phillip, designer gráfico de São Bernardo, de 27 anos. Atual estudante de Jogos Digitais na Faetec, ele também é aficcionado por yakissoba (nham) e orcs.

roh

Inicialmente, seu percurso pareceria igual ao da maioria, mas sua dedicação e busca por sua própria voz o levaram a um trabalho autoral marcante.

"Quase todo mundo desenha quando é criança, mas nem todo mundo continua quando é adulto, eu continuei. Porém comecei a levar mais a sério esse rolê de desenhar só na faculdade de design mesmo. Me achava um super desenhista antes disso, até chegar lá e perceber que eu não sabia quase nada. Daí aprendi um pouco na faculdade, mais alguns cursos de desenho por fora, e deu no que deu."

Passou por algumas crises em relação ao estilo que, no fim das contas, serviram para libertá-lo: agora cria o que tem vontade, sem definições ou amarras estéticas.

"Se for parecido com outras coisas que fiz antes, então beleza! E se não parecer... Bom, serviu pra conhecer algo novo."

Experimentar para se encontrar, eis a questão.

Duas dicas para quem quer começar

Bom, todo mundo sempre fala "treine bastante" e "não se preocupe com estilo blablabla". Então vou por outra linha. Duas dicas que eu dou são: não faça sempre a mesma coisa. Acho que muita gente cai na armadilha de ter feito uma arte muito legal, postado na internet e ganhado muitos likes e seguidores, e daí ficam tentando replicar a mesma coisa sempre, pra conseguir mais apreciação, fama... Isso pode ser legal, mas com o tempo talvez a pessoa fique meio estagnada, não aprendendo outras técnicas e evitando treinar outras áreas de desenho. Se você quiser sempre evoluir sua arte, seu traço, dar uma variada é importante.

E outra dica que dou é ir além do desenho realista, que são cópias. Muitos artistas usam referência, isso é muito bom para o estudo e para criar obras muito boas, porém alguns iniciantes confundem desenhar usando referência com "copiar uma foto, até os mínimos detalhes". Desenhar, pintar, criar, etc, geram obras que são sua visão de mundo, é sua interpretação de como as coisas são, e você faz isso através de símbolos. Quando uma pessoa desenha algo que é uma cópia completa de algo ela não está mostrando a visão de mundo dela. Arte é comunicar sua interpretação. Procure sua própria voz.

Duas cores para combinar

Laranja e rosa (melhores cores <3)

rosa

Duas músicas para inspirar
Dois lugares para viajar

São Luís (Maranhão)
Cidade do Cabo (África do Sul)

Dois sites para passear

cof cof Tumblr cof cof
itch.io

Duas referências para registrar

Jakub Rebelka
Kaeghoro

Dois livros para devorar

Não Verás País Nenhum - Ignacio de Loyola Brandao
O Guia do Mochileiro Das Galáxias - Douglas Adams

Dois filmes para emocionar

Happy Together (1997, Kar-Wai Wong)
The Life Aquatic with Steve Zissou (2004, Wes Anderson)

Dois Studios da Colab55 para elogiar

@alexandresoma
@guiez

Duas artes da Colab55 para admirar

Tem uma que vez ou outra aparece pra mim quando eu entro no site, eu gosto muito
Nordic Rose do Studio @dudielariz imag

E eu (quase) sempre gosto de coisas coloridas fortes
Rrorizan im

Duas palavras para nortear

"Eu" (narcisismo é bom as vezes) e "Explorar"

Studio na Colab55