#PodcastFriday: programas que os criativos mais conectados recomendam

Perguntamos aos criativos do nosso hub: o que você anda ouvindo pra se distrair ou se informar? Quais Podcasts sintonizam na estação dos artistas e designers mais conectados da Internê?

E sabe o que a gente descobriu? Que consenso pouco é bobagem e que podcast, como outras formas de expressão artística, costuma ser uma escolha bem pessoal. Dado o desafio, pegamos as mais de 200 respostas e selecionamos os 10 podcasts mais citados, pra você jogar na playlist.

Depois de conferir a lista, aproveite a #PodcastFriday e diz lá no Twitter que programas você recomenda – é só usar a tag #colab55 pra gente ver também!

Mamilos

Mamilos

O podcast mais mencionado não podia ser outro: Mamilos é quase unanimidade para a geração atual – há quem diga que ocupa a posição de maior relevância de conteúdo pra esta mídia. O que a gente sabe é que Juliana Wallauer e Cris Bartis levam a publicação semanal na maestria, abordando temas polêmicos como "Escola sem partido" e "Bullying" e trazendo pro debate acalorado convidados super pertinentes e muito senso de humor. Abra sua cabeça, junto com seus ouvidos, e mergulhe no cast!

Um Milkshake chamado Wanda

Um Milkshake chamado Wanda

E se saber rir é um dos pontos fortes da nossa brasilidade, o ícone do humor na Internet nacional e lendário site Papel Pop não podia ficar de fora com seu semanal Um milkshake chamado Wanda – mais conhecido pelos íntimos como podcastwanda. Phelipe Cruz, Marina Santa Helena e Samir Duarte conduzem os Wanders pelos intrigantes assuntos da cultura pop, as maiores fofocas do momento e as imperdíveis notícias do mundo do entretenimento.

Nerdcast

Nerdcast, do Jovem Nerd

Um dos pioneiros na podosfera brasileira com mais de 12 anos e 600 episódios, o Nerdcast de Alexandre “Jovem Nerd” Ottoni e Deive “Azaghal” Pazos não só influenciou diretamente um monte de outros podcasts dessa lista como continua no topo das paradas. Além da tradicional trinca filmes/games/HQ, os episódios cobrem literatura, história, ciência, tecnologia, RPG, vida, universo e tudo mais da cultura nerd em discussões informais, descontraídas e repletas de convidados.

Braincast

Braincast

Mais uma cria da B9, o Braincast coloca em pauta as várias interseções entre criatividade, comunicação, entretenimento e cultura digital. Com Carlos Merigo, Luiz Yassuda, Luiz Hygino, Cris Dias, Guga Mafra e Alexandre Maron, cada episódio apresenta um tema da atualidade de forma inteligente - e muitas vezes irreverente - fazendo você pensar além do fato.

Imagina Juntas

Imagina Juntas

Carol "Tchulim" Rocha, Jéssica Grecco e Gus Lanzetta querem te ajudar a enfrentar a vida adulta com mais... sabedoria. Pra isso, lideram o Imagina Juntas, focado nos millennials e suas temáticas de maior importância como trabalho, faculdade, relacionamentos, sexualidade, feminismo, viagens e outros favoritos da geração.

ICONICast

ICONICast

Apresentado por Henrique Lira e Marco Alvares, o podcast pirata do pessoal da ICONIC fala de ilustração, concept art, animação e, especialmente, mostra os humanos por trás do pincel. Mais que técnicas, processos e histórias de vida, os papos do ICONICast com profissionais de peso - incluindo muitos com Studio aqui na Colab55 - trazem diferentes perpectivas sobre temas super relevantes no meio criativo como curadoria, burnout, como lidar com clientes e o papel dos criadores de conteúdo na sociedade.

Filhos da grávida de Taubaté

Filhos da Grávida de Taubaté

A história da grávida de Taubaté é insólita, mas o que a pedagoga que fingiu a gravidez de quadrigêmeos não esperava era virar nome de podcast. E um dos mais divertidos da atualidade, se já não ficou óbvio. Os engraçadíssimos Maira Medeiros do Nunca te pedi nada + Edu e Fih, do Diva Depressão, levam os Filhos da grávida de Taubaté sem filtros pro fone mais próximo de você.

Aparelho Elétrico

AparelhoEeltrico

Contraindicado para profissionais acomodados, como se define, o Aparelho Elétrico fala das desventuras e aventuras da vida de freelancer e da economia criativa com o saber de quem já viveu na pele. Henrique Pochmann comanda o show, com convidados temáticos e assuntos que vão de cidades pra colocar na lista dos nômades digitais até sinais de autossabotagem. E a cereja do bolo são as artes ilustrativas do Studio @thunderrockets.

Anticast

Anticast

Quando Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara criaram o Anticast lá em 2011 para falar sobre design, comunicação e cultura, mal sabiam eles que sua visão crítica e questionadora os tornariam esse fenômeno de audiência. E olha, foi tanto sucesso que o podcast já tem 7 spin-offs e contando! Hoje, o Anticast ainda é o carro chefe do grupo e aborda política, história, artes, cultura digital e qualquer outra forma de subversão.

YellowCast

Yellowcast

Criado pela designer e ilustradora Thalita Léfer, do Amarelo Criativo, o YellowCast aborda os temas criativos do design e comunicação com uma pegada mais pro lado dos negócios e uma misturadinha na cultura pop. Os programas tratam de dicas pro portfolio, beabá da publicidade, representatividade e rotina criativa e as já tão conhecidas "histórias de cliente".


Menções honrosas

A lista não acaba NUNCA mas a gente compilou outras sugestões e recomendações que, dizem nossos Studios, você não pode perder:

Bônus: tá tocando na Colab55

Nossa equipe é fã de carteirinha do formato e adora ouvir podcast enquanto faz... tudo!
Olha o que toca por aqui.

The Moth

Se você quer rir ou chorar, ou rir e chorar ao mesmo tempo – e entende inglês bem – The Moth vai ser seu novo par perfeito. Gravado no modelo palco aberto ao vivo, pessoas reais contam histórias reais que, mesmo muitas vezes sem moral aparente, tiram a gente do eixo – do jeitinho de tudo o que é bom! Inspire-se com o dia em que Phyllis teve sua revanche contra um mímico abusivo e divirta-se com a história de uma família que resolveu brincar de detetive no bairro.

Important if True

Três amigos da California que não se levam nada a sério tentam explicar as bizarrices da vida moderna, cultura pop e tecnologia da forma mais absurda possível. De lendas urbanas a artigos científicos, cada episódio de Important if true traz factóides que serão extremamente importantes para o futuro (e iminente aniquilação) da raça humana. Se verdadeiros, claro.

A Piece of Work (MoMA)

A comediante e atriz Abbi Jacobson, do Comedy Central, dita o tom despojado das conversas com curadores, artistas a visitantes do MoMA de Nova Iorque no podcast A Piece of Work. Em apenas 10 episódios, o programa toca nos assuntos mais diversos da arte moderna e contemporânea. Comece pelo episódio #9, que vai de emoji a videogames passando pelo @. Mas fique atent@, este também é em inglês.

As Mathildas

A paulista Grecia Baffa e a carioca Iole Melo se encontram no podcast feminista mais audiovisual do momento. As Mathildas falam sobre cinema, cultura pop e TV na perspectiva de mulheres, focando na disseminação da informação e representatividade para o empoderamento. O clima das gravações é de bate-papo entre boas amigas e o nome vem emprestado da personagem de Natalie Portman no filme "O Profissional". Deixe-se questionar, afinal o Podcast é Delas!

Papricast

Tem série, tem filme e tem bastante polêmica e confusão. Marton Santos e Leonardo Santos levam o Papricast com humor ácido e alfinetadas frequentes – a combinação perfeita pra falar de temas baseados em gosto, certo? De lá, tiramos recomendações incríveis como a série Dark e muita explicação sobre o filme Mother!. Amamos o tom passional dos meninos, as listinhas imperdíveis e participações especiais – de mulheres, principalmente!