Retrospectiva 2018: o que rolou no mundo da arte independente

Dizem que arte é um reflexo da vida.

Em um ano polêmico, nossos artistas independentes esbanjaram talento e criatividade, trazendo o melhor do design em ilustrações, colagem e fotografias para você expressar sua individualidade com leveza.

O polarizado preto e branco ajudou o minimalismo escandinavo a seguir firme no topo das paradas, enquanto as serenas Costelas de Adão abriram espaço para seu primo ousado, espinhento e, por que não, combativo. Teve gente se entregando aos Astros na torcida para que o amor vença todas as barreiras.

Vem explorar os top hits de 2018, conhecer os bastidores da Colab55 e desejar com a gente um novo ano cheio de arte e representatividade.

Sem fake news 😉

Temas do ano

Em 2018, a gente viu novamente o estilo escandinavo/minimalista puxando a liderança das buscas em produtos de decor, seguido de perto pelas inspirações espaciais e astrológicas no vestuário – isso mesmo, os signos do zodíaco e outros temas místicos, como lua ou palmistry, nunca foram tão desejados.

Com os eventos do ano, não teve jogo parado nem voto em branco: Futebol e Ursal chegaram ao topo das pesquisas também, provando que o que não falta mesmo na arte é senso de humor.

O grande viva do ano vai para a temática feminista, que segue tão forte quanto as mulheres e mostra que design com forma e função consegue nos representar de verdade.

@almofadado
@studiopivo
@inventor
@cafecomastrologia
@rodrigogafa
@camixvx

Viva a cultura pop

Se a ideia é adesivar o computador ou escolher um caderno novo, o mouse aponta logo pros temas do coração. O clique certo vai pra uma série de TV – como Stranger Things ou Friends – ou  para um clássico da literatura ou do cinema – como Harry Potter e Star Wars.

Os hobbies também ganharam espaço nas escolhas artísticas: viajar, se aventurar na natureza, manter um bullet journal. Tudo que é gostoso, vira estampa.

Já os ícones pop-tropicais do milênio, cactus e flamingos, receberam as amigas lhamas pra uma festinha no topo do ranking, no que já se desenha como a tendência menos passageira dos últimos tempos 😬

@tamilustras
@karenrulez
@carvalhostuff
@vitormrtns
@juzimmermann
@folkstudio

É tom sobre tom

Entrando no assunto da paleta favorita dos visitantes da Colab55, 2018 se mostrou um ano bastante conectado e que surfou as tendências da moda uma a uma. Preto e Branco ficou entre os 10 termos mais buscados do ano, junto com Rosé – que segue provando que mais do que uma cor, é um estilo de vida. Já a ultravioleta da Pantone não pareceu emplacar com tanta força. Aguardemos (ansiosamente) a escolha de 2019.

@christianomere
@tipotipo
@soltib
@dudielariz
@david
@cerejices

Metalinguagem

Arte que fala de arte é um dos nossos assuntos favoritos, é fato. E a gente não cala mesmo a boca na hora de estampar Fridas e Van Goghs pelo mundo. Em forma de casal imaginário, então, eles roubaram corações. Mas não foi só no mundo das belas artes que a gente ficou: rolou muito interesse por Kpop, Bowie, Pink Floyd e outros ídolos da música por aqui.

@prosadecora
@tobefonseca
@tobefonseca
@vitorcosta
@brendakwon
@tobefonseca

Técnicas e estilos favoritos

Os compradores da Colab55 sabem o que querem e vão direto ao ponto. É de impressionar a quantidade de buscas por técnica ou estilo artístico. Tipografia e lettering seguem absolutos quando se procura um poster pra parede de casa. Já colagens, ilustrações e aquarelas fazem a cabeça de quem navega por papelaria, moda ou decor. Não se deixe enganar: a onda vaporwave/aesthetic/glitch resiste bravamente (e a defenderemos!).

@andredecastro
@koning
@filgouvea
@espiraldesign
@danipurper
@c0dr1li

Campeões de vendas

Mas se você só leu até aqui pra chegar no ranking de produtos da Colab55, chegou no ponto de recompensa! Os 6 designs mais vendidos do site em 2018 são tão épicos e incríveis que alguns diriam atemporais. E se eles ainda não têm espaço (físico) na sua vida, ainda dá tempo de fechar o ano fazendo parte do seleto grupo que incentiva a arte independente!

@tenid
@ilustrata
@virnasantolia
@mrjobim
@tamilustras
@mths

Por dentro do hub

Até o fechamento deste post, somamos em nossa comunidade cerca de 13 mil artistas independentes que disponibilizaram 70 mil trabalhos artísticos originais. Mais de 50 mil produtos criados no hub já ganharam vida e estão espalhados pelo mundo, decorando casas e escritórios ou vestindo pessoas como você. Quem compra na Colab55 paga um artista indie, fazendo girar a economia criativa de uma forma consciente, sem estoque nem desperdício.

Tá esperando o quê? Vem pro hub!


Header: Arte Moderna