Rosa Millennial: tá tudo pink na maior tendência do ano

Se você habita este planeta e navega pelas mesmas águas digitais que a gente, já notou a força rosé que está dominando nossas vidas e timelines.

Não é um rosa qualquer. É um rosa-não-rosa. É um conjunto pink: entre o chá, o pastel, o pêssego e o até o bege.

Um rosa que já atendeu por diversos nomes mas que ficou famoso mesmo por representar com fidelidade uma geração super craque em viralizar seus gostos e estilos.

O Rosa Millennial.

Millennial quem?

Pausa pra explicar que estamos falando dos jovens adultos de hoje, nascidos entre o início dos anos 80 e final dos 90 – também conhecidos com o nome bem menos cool de Geração Y e filhos dos Baby Boomers.

Generalizando bastante, é uma galera fascinada por comunicação, especialmente digital. São crias da Internet, liberais, sem amarras sociais e ultra confiantes. Os primeiros a pensar e agir de um jeito não-binário.

Pegou contexto? Então vambora.

Uma cor que sempre esteve lá

Não é de hoje que o rosa vem forte como tendência. A cronologia começa nos anos 50, quando a cor faz seu début nos eletrodomésticos, num pastel mais suave. Em 99, a supermodel Kate Moss deixa todo mundo de queixo caído com os cabelos num fúcsia desbotado. Em 2015 até a Apple cede e ganhamos o iPhone Rose Gold, conhecido nas internas como "Bros Gold", por ser o favorito dos meninos.

Rosa Millennial: Timeline e cronologia

Mas a cor ganhou mesmo o inconsciente coletivo quando a Pantone oficializou a tendência e divulgou o duo de 2016: Serenity Blue e Rosa Quartz. Um ano depois, a diretora-executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, entende o termo Millennial Pink como a ressignificação genderless de uma cor atemporal:

Os millennials estão tratando a cor como se fosse nova, mas nós que sempre amamos esse rosa sabemos que não é. O que acontece é que os millennials adoram a ideia de uma cor suave que não é necessariamente feminina. Essa fluidez traz todo um novo significado pra cor.

Na casa da Barbie do futuro

A cor é moderna.

E o consenso é tanto, que ela já chegou nas principais marcas que você tem (ou quer ter) em casa: da batedeira clássica da KitchenAid a panelas Le Creuset, passando por poltronas, câmeras, laptops e celulares.

Rosa Millennial: tendência de decoração

Veste todo mundo e além

Como a cor é na verdade um range de cores, o millennial pink funciona como cor sem gênero. Veste todas as 31 identidades que Nova Iorque reconhece e mais! Pra uma geração sem muita preocupação com rótulos, nada como uma cor versátil assim.

Rosa Millennial: tendência de moda

Até a gente cedeu: usamos um tênis Millennial Pink no nosso ensaio fotográfico de leggings.

Cabelos de sereia, madeixas de unicórnio

Essa sensação mágica do rosa millennial inspirou uma tendência capilar mais fantasiosa e experimental: todo mundo descolorindo e colorindo de novo, de leve. Das celebridades (e sub-celebridades) a você aí do outro lado da tela.

Rosa Millennial: cabelo de sereia

Aposto que seu mouse já andou clicando nesses estilos.

Mais pop que os super pop

Depois de ver tanto rosa, como bons amantes do cinema, pensamos logo naquela cena de Closer... Naquela peruca channel que Natalie Portman com sua inquieta (e millennial) Alice vestem como ninguém.

Ou então fantasiamos logo umas férias no Grande Hotel Budapeste, já que Wes Anderson usou e abusou da cor logo antes de Drake lançar a capa do álbum mais Bling de todas as Hotlines.

Rosa Millennial: uma cor super pop

E aí veio a Starbucks e... pá: toma aí um drink Rosa Millennial também. Sente o gosto da cor.

Estética algodão doce

No âmbito do design e da fotografia, de profissionais independentes a agências, todo mundo cedeu. Nenhum Instagram ou Pinterest do mundo nos deixa mentir.

De onde veio isso tem muito (mas muito) mais.

A post shared by Obvious (@obviousagency) on

A post shared by Ode to Color (@odetocolor) on

A post shared by @thatmillennialpink on

Naturalmente Rosé

No que diz respeito ao que já estava por aqui quando os millennials chegaram, a super tendência tropicana – liderada pelos flamingos – só perde pro Pink Lake. Vai ser estonteante assim lá na... Austrália!

Millennial Pink: Pink Lake / Lago rosa

O frisson é tanto que o lago ganhou até um site oficial.


É fato que as cores vão e voltam. Mas 2017 sempre será marcado como um ano escrito em emojis e sublinhado por 50 tons de rosa.


Compre o estilo

Na Colab55 temos rosa pra todo gosto e qualquer geração. Dá só uma olhada na coleção especial Rosa Millennial que criamos pra você:

Veja a coleção completa »